Há vagas... Mas como é que ela vira emprego?


Olá, Reader!

Tudo bem com você?

Você tentou procurar vagas nos últimos tempos?

Não anda nada fácil, a gente concorda... mas tem alguns segredos que mudam o seu jogo...

Vamos compartilhar neste e nos próximos e-mails.

Outro dia, alguns alunos compartilharam no grupo algo que nos fez parar pra pensar:


“Precisa de experiência para o primeiro emprego, mas precisa do primeiro emprego para ter experiência.”

Essa frase, que ecoa em tantas conversas, parece resumir o dilema de quem tenta entrar na área de tecnologia sem a “ficha carimbada”.

Mas sabe de uma coisa? Esse labirinto só existe se a gente aceita as paredes invisíveis que foram construídas ao nosso redor.

Vou te contar um segredo: as empresas não estão procurando apenas por tempo de carteira assinada. Elas estão procurando por clareza, ética, vontade de fazer acontecer e, principalmente: gente capaz de resolver problemas reais.

Sim, projetos bem estruturados contam – mas não qualquer projeto. Não um portfólio lotado de códigos aleatórios – inclusive, postar tudo no GitHub pode te deixar vulnerável, mas isso é papo pra outra hora. Você pode compartilhar projetos que fez na faculdade, desde que ele tenha relevância e tenha sido feito por você, claro!

O que faz diferença é a capacidade de conectar teoria, prática e propósito, com um raciocínio afiado e uma visão completa do cenário. Não se trata só de “ter experiência” e um currículo invejável. É sobre ter consistência e direção. E na hora de falar com o recrutador, fazer esse talento brilhar.


Quando você entende isso, começa a enxergar que o labirinto não existe. Existe sim um caminho – e ele passa por onde você decide trilhar: fora da caverna da insegurança que esse burburinho de “falta isso, falta aquilo” que o próprio mercado fica tentando enfiar na sua cabeça.

E é exatamente isso que trabalhamos com nossos alunos nas nossas pós, mentorias e cursos livres. Em cada programa, a gente trabalha a capacidade de construir repertório e formar pensamentos estruturados. Acreditamos que esses são as principais etapas pra preparar você para abrir portas – mesmo quando elas parecem fechadas.

Vamos falar mais sobre isso?

Aguarde nossos próximos e-mails!

p.s.: Se você sente que está chegando a hora de começar sua pós em Engenharia de Software ou IA e Data Science, vem conversar com o Prof. Marcelo Nogueira. Marque o melhor horário direto na agenda dele! 👇🏻

https://calendly.com/ctainfo/

p.s.²: Quer saber mais sobre as pós, que vão ter turmas novas agora em junho? 👇🏻

Conheça a Pós-Graduação em Engenharia de Software (Desde 2009)

Conheça o MBA em IA e Data Science aplicadas a negócios (Desde 2022)

CTA Tecnologia Educacional

Somos educadores que acreditam que profissionais capacitados estão por aí esperando uma oportunidade para mostrar do que são capazes e aprimorar suas habilidades a cada dia. Pra isso, nossos cursos livres, mentorias, pós-graduações e consultorias estão disponíveis para você.

Read more from CTA Tecnologia Educacional

Olá Reader, Estou passando para reforçar algo que venho falando nas últimas semanas para os alunos e amigos, em sala de aula e no Whatsapp. Está passando na sua frente uma chance digna de estande de vendas de um apartamento em área nobre novinho em folha. Não tem uma maquete linda, nem luzes e decoração atrativas, mas você me conhece o suficiente para saber que será assim que a sua carreira estará se você seguir a minha recomendação. A questão aqui é sobre oportunidade! O preço do apartamento...

Oi, Reader! Tudo bem por aí? Professora Hélia aqui! Parece piada, mas não é... 👇🏻 "O cliente não reconhece, mas eu tô super entregando valor... Porque minha mãe disse que eu sou valioso! Kkk" – kkrying... Cá entre nós, essa frase diz muito mais do que parece. Mesmo ficando desapontados, a gente sabe que não basta acreditar que estamos entregando valor. O valor precisa ser percebido pelo cliente – e mais: precisa fazer mais sentido para ele do que pra equipe. Só que aqui mora o desafio: muitos...

Olá,Reader! Tudo bem com você? Você já teve a oportunidade de pensar em um produto que solucione um problema da vida real? É possível que você já tenha ouvido a sigla MVP, algo comum no mundo das startups. É o Produto Minimamente (ou Mínimo) Viável (Minimum Viable Product, em inglês). Não sei se você sabe que nossos alunos da pós em Engenharia de Software e do MBA IA e Data Science aplicadas a negócios são guiados com vários métodos utilizados em projetos de inovação para elaborar um produto...