Há vagas... Mas como é que ela vira emprego?


Olá, Reader!

Tudo bem com você?

Você tentou procurar vagas nos últimos tempos?

Não anda nada fácil, a gente concorda... mas tem alguns segredos que mudam o seu jogo...

Vamos compartilhar neste e nos próximos e-mails.

Outro dia, alguns alunos compartilharam no grupo algo que nos fez parar pra pensar:


“Precisa de experiência para o primeiro emprego, mas precisa do primeiro emprego para ter experiência.”

Essa frase, que ecoa em tantas conversas, parece resumir o dilema de quem tenta entrar na área de tecnologia sem a “ficha carimbada”.

Mas sabe de uma coisa? Esse labirinto só existe se a gente aceita as paredes invisíveis que foram construídas ao nosso redor.

Vou te contar um segredo: as empresas não estão procurando apenas por tempo de carteira assinada. Elas estão procurando por clareza, ética, vontade de fazer acontecer e, principalmente: gente capaz de resolver problemas reais.

Sim, projetos bem estruturados contam – mas não qualquer projeto. Não um portfólio lotado de códigos aleatórios – inclusive, postar tudo no GitHub pode te deixar vulnerável, mas isso é papo pra outra hora. Você pode compartilhar projetos que fez na faculdade, desde que ele tenha relevância e tenha sido feito por você, claro!

O que faz diferença é a capacidade de conectar teoria, prática e propósito, com um raciocínio afiado e uma visão completa do cenário. Não se trata só de “ter experiência” e um currículo invejável. É sobre ter consistência e direção. E na hora de falar com o recrutador, fazer esse talento brilhar.


Quando você entende isso, começa a enxergar que o labirinto não existe. Existe sim um caminho – e ele passa por onde você decide trilhar: fora da caverna da insegurança que esse burburinho de “falta isso, falta aquilo” que o próprio mercado fica tentando enfiar na sua cabeça.

E é exatamente isso que trabalhamos com nossos alunos nas nossas pós, mentorias e cursos livres. Em cada programa, a gente trabalha a capacidade de construir repertório e formar pensamentos estruturados. Acreditamos que esses são as principais etapas pra preparar você para abrir portas – mesmo quando elas parecem fechadas.

Vamos falar mais sobre isso?

Aguarde nossos próximos e-mails!

p.s.: Se você sente que está chegando a hora de começar sua pós em Engenharia de Software ou IA e Data Science, vem conversar com o Prof. Marcelo Nogueira. Marque o melhor horário direto na agenda dele! 👇🏻

https://calendly.com/ctainfo/

p.s.²: Quer saber mais sobre as pós, que vão ter turmas novas agora em junho? 👇🏻

Conheça a Pós-Graduação em Engenharia de Software (Desde 2009)

Conheça o MBA em IA e Data Science aplicadas a negócios (Desde 2022)

CTA Tecnologia Educacional

Somos educadores que acreditam que profissionais capacitados estão por aí esperando uma oportunidade para mostrar do que são capazes e aprimorar suas habilidades a cada dia. Pra isso, nossos cursos livres, mentorias, pós-graduações e consultorias estão disponíveis para você.

Read more from CTA Tecnologia Educacional

Oi, Reader! Tudo bem por aí? Professora Hélia aqui! Parece piada, mas não é... 👇🏻 "O cliente não reconhece, mas eu tô super entregando valor... Porque minha mãe disse que eu sou valioso! Kkk" – kkrying... Cá entre nós, essa frase diz muito mais do que parece. Mesmo ficando desapontados, a gente sabe que não basta acreditar que estamos entregando valor. O valor precisa ser percebido pelo cliente – e mais: precisa fazer mais sentido para ele do que pra equipe. Só que aqui mora o desafio: muitos...

Olá,Reader! Tudo bem com você? Você já teve a oportunidade de pensar em um produto que solucione um problema da vida real? É possível que você já tenha ouvido a sigla MVP, algo comum no mundo das startups. É o Produto Minimamente (ou Mínimo) Viável (Minimum Viable Product, em inglês). Não sei se você sabe que nossos alunos da pós em Engenharia de Software e do MBA IA e Data Science aplicadas a negócios são guiados com vários métodos utilizados em projetos de inovação para elaborar um produto...

Oi, Reader Tudo bem? Saca só essas histórias... “Ah, na prática do mercado, ninguém faz levantamento de requisitos direito mesmo.” – e conhece as empresas certificadas achando que é um mundo de fantasia até descobrir que elas são de verdade e trabalham com a excelência que você sonhava quando começou na carreira. “Nós não documentamos porque nosso time é ágil.” – e se perde em mil retrabalhos e prazos perdidos porque ninguém sabe o que tá rolando no projeto. (Essa aqui já rolou até meme no...