Só a sua mãe vê o valor que você entrega? E o cliente??


Oi, Reader!

Tudo bem por aí?

Professora Hélia aqui!

Parece piada, mas não é... 👇🏻

"O cliente não reconhece, mas eu tô super entregando valor... Porque minha mãe disse que eu sou valioso! Kkk" – kkrying...

Cá entre nós, essa frase diz muito mais do que parece.

Mesmo ficando desapontados, a gente sabe que não basta acreditar que estamos entregando valor. O valor precisa ser percebido pelo cliente – e mais: precisa fazer mais sentido para ele do que pra equipe.

Só que aqui mora o desafio: muitos profissionais ficam tão presos em ferramentas, linguagens e frameworks que se desconectam do que realmente importa – as necessidades reais (e nem sempre explícitas) do cliente. Um bom trabalho em software, IA e Dados começa com uma boa conversa com o cara que banca o projeto... seja com grana ou com apoio moral dentro da firma.

Às vezes eu alucino que se mais profissionais soubessem ler os clientes e fazê-los sorrir no final do projeto, talvez eles até pagassem mais e ficassem menos p... da vida com as equipes contratadas – só um pensamento meio louco meu mesmo.

Agora em junho, vamos começar uma nova turma da minha disciplina ‘Projeto de Software’, que tem uma parte comum ao que ensinamos em Transformação Digital no MBA de IA e Data Science aplicadas a negócios. E quando eu ensino mapa de empatia, trago técnicas de storytelling, persuasão e escuta ativa, vejo muita gente com aquela cara de tela azul olhando pra mim.

Nessa hora, eu tô ali justamente pra sair da caixinha do codifica-codifica-codifica com que muitos chegam no mercado de TI. E parece que eu tô falando grego misturado com mandarim. Eu sempre trago casos da minha carreira, que acompanhei dos colegas da TI pra reforçar a importância desse trabalho de ouvir as pessoas envolvidas, mas parece que continua subjetivo demais num mundo tão objetivo de telas cheias de códigos.

Se meus alunos um dia entenderem que é exatamente aí que mora a chave para se tornar um profissional de engenharia de software, IA ou Dados que realmente entrega valor... meu trabalho tá feito.

Se cada um entender pelo menos que entregar valor

👉não é (só) entregar código.
👉não é (só) fazer mais rápido que o concorrente.
👉 que muitas – na maioria das – vezes é entender o cliente antes mesmo dele entender a si próprio. E que muitas vezes isso vai significar encerrar o projeto mesmo antes de começar...

Nossa... isso seria melhor que ter meu nome na ONU (tá, não tanto, mas deu pra entender né).

Sabe aquela tela de login que ninguém pediu? A segurança que ficou de fora do orçamento? A usabilidade que ninguém discutiu? Isso tudo faz parte do pacote de valor que o cliente espera – mesmo que pareça óbvio ou que ninguém tenha verbalizado.

Na nossa Pós-Graduação em Engenharia de Software – e também no MBA em IA e Data Science -, a gente vai muito além do código e das ferramentas. A gente ensina a pensar como um estrategista. A decifrar o que está nas entrelinhas. A entender que por trás de cada requisito técnico existe um ser humano, com necessidades, desejos, medos e expectativas... e mais uns mistérios pra serem decifrados e traduzidos em cada entrega.

E é aí que você para de entregar "o que o cliente pediu" e começa a entregar o que ele realmente precisa – e valoriza.

📢Quer virar esse jogo e parar de achar que só a sua mãe reconhece o seu valor? Vem conversar com a gente.

# ChamaNoWhats

Última chamada para as pós CTA/UNIP. Você não vai ficar de fora, né? Dá uma olhada. 👀👇🏻

Conheça a Pós-Graduação em Engenharia de Software (Desde 2009)

Conheça o MBA em IA e Data Science aplicadas a negócios (Desde 2022)

CTA Tecnologia Educacional

Somos educadores que acreditam que profissionais capacitados estão por aí esperando uma oportunidade para mostrar do que são capazes e aprimorar suas habilidades a cada dia. Pra isso, nossos cursos livres, mentorias, pós-graduações e consultorias estão disponíveis para você.

Read more from CTA Tecnologia Educacional

Olá,Reader! Tudo bem com você? Você já teve a oportunidade de pensar em um produto que solucione um problema da vida real? É possível que você já tenha ouvido a sigla MVP, algo comum no mundo das startups. É o Produto Minimamente (ou Mínimo) Viável (Minimum Viable Product, em inglês). Não sei se você sabe que nossos alunos da pós em Engenharia de Software e do MBA IA e Data Science aplicadas a negócios são guiados com vários métodos utilizados em projetos de inovação para elaborar um produto...

Oi, Reader Tudo bem? Saca só essas histórias... “Ah, na prática do mercado, ninguém faz levantamento de requisitos direito mesmo.” – e conhece as empresas certificadas achando que é um mundo de fantasia até descobrir que elas são de verdade e trabalham com a excelência que você sonhava quando começou na carreira. “Nós não documentamos porque nosso time é ágil.” – e se perde em mil retrabalhos e prazos perdidos porque ninguém sabe o que tá rolando no projeto. (Essa aqui já rolou até meme no...

Olá, Reader tudo bem? Você já ouviu esse papo? 👇🏻 “Vaga para junior exigindo 30 ferramentas, 12 linguagens e 6 anos de experiência em tecnologias que não têm nem 6 meses”. “Se eu aprender mais uma ferramenta, vou estar pronto.” “Ah, mas já lançaram outra…” É a síndrome da “corrida da ferramenta”. E sabe o que acontece? Quem entra nela fica exausto, inseguro e sempre sentindo que está ficando pra trás. A verdade é que ferramenta é meio, não fim. Não é sobre o que você usa, mas como você pensa,...